quinta-feira, 7 de abril de 2011

Culpa Zero


Culpa Zero ! Quero chegar lá um dia. Porque hoje tenho culpas mil!
Passei a vida culpada. Sentia culpa quando saia com amigos ou namorado e deixava minha mãe sozinha em casa(meu pai morreu quando eu tinha 12 anos) , senti culpa quando casei e fui pra minha casa,hoje sinto culpa se fico algum dia sem ligar pra ela.
Depois que tive minhas filhas ai foi só culpa! Sentia culpa se saisse de casa pra me divertir , tipo cineminha com marido mesmo deixando as filhas com as avós. Sentia culpa se fosse trabalhar e ai parei de trabalhar e fiquei cuidando das meninas.
Quando minha filha mais nova tinha 8 anos precisei ir trabalhar e ai foram 14 anos de culpa, todos os dias quando saia de casa e deixava filhas já adolescentes e depois já adultas.
Agora tem os netos e continuo culpada ! Bem , hoje por conta da fibromialgia (que acredito serem as culpas acumuladas em meu corpo) não consigo manter minha casa limpa e arrumada e nem fazer o artesanato que tanto gosto e me sinto culpada por isso também!
Nossa , são muitas culpas para uma mulher só! Preciso chegar no Culpa zero!
Um beijos em todos e sem culpa!

15 comentários:

  1. Difícil, né? Acho que é um processo de aceitação, principalmente, do que se pode ou não fazer.

    Também tenho minhas culpas e são dificeis lidar com elas.

    Mas força, e se consegue.

    Beijinhos



    http://www.cantinhodapiu.com
    @pri_sobrinho

    ResponderExcluir
  2. Impossível dizer que não existem ou não existirão mais culpas, porque isto é inerente à vontade de nós, seres humanos. Mas se a gente puder refletir e principalmente ponderar nossas atitudes e agir sempre de forma correta com as pessoas que nos cercam, com certeza as culpas diminuirão e muito na nossa mente. As culpas muitas vezes estão ali e somente ali, fixadas na mente, sem fundamento algum para existirem de fato.

    Acho que vale a reflexão.

    Bela postagem, parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Acho que é coisa de nós mulheres... Duvido que algum homem entendesse metade das nossas culpas.
    Eu tenho as minhas e é difícil lidar com elas quando elas resolvem aflorar, principalmente na TPM...
    Beijinhos carinhosos

    ResponderExcluir
  4. "Que Deus nos dê serenidade para aceitar as coisas que não podemos mudar,
    Coragem para mudar as coisas que podemos mudar,
    E sabedoria para distinguirmos umas das outras."

    É meio clichê, mas a melhor forma de nos livrarmos das culpas!!

    Também já senti e sinto muitas culpas, mas tento organizar as coisas entre essas duas caixinhas: Aceitação ou Mudança.
    E o que restar de culpa jogo no lixo!!!

    P.S. Mãezinha, nunca é tarde para se livrar dessas culpas e ser feliz!! Aprenda a dizer não e cuide mais dos seus desejos e sonhos. Acredite, você merece o melhor!

    Te amo e sou eternamente grata por tudo que sempre fez por todos nós.

    Culpa zero, já!!

    ResponderExcluir
  5. Olá, querida
    Já fui como vc e não vivia: vegetava!!!
    Estou aprendendo a ter consciência da culpa sem ficar no remorso que não me leva a lugar algum...
    Bjs de paz e culpa zero.

    ResponderExcluir
  6. Oie querida.
    Admitir que sente culpa é o primeiro passo.
    Se permita.
    Pense nisso.
    Bjks.

    ResponderExcluir
  7. As coisas vão andando e depois vamos nos permitindo mais e mais.Não podemos ter culpar por exemplo por priorizar fazer o que quermos e gotamos. Linda participação!beijos, adorei tua visita!chica

    ResponderExcluir
  8. Amei sua visita ao meu blog. Vim conhecer o seu e gostei muito. Temos alguma coisa em comum: você tem fibro eu tenho SS - muito parecidas! Infelizmente.
    Mas, vamos vivendo, sem culpa e com muita alegria. Bjks. Neli

    ResponderExcluir
  9. OLá Angela,

    Acho que entendermos que esta culpa que carregamos é maléfica e precisamos mudar nossas atitudes já é um santo remedio.
    Você é a terceira pessoa que encontro nesta blogagem que tem doença das articulações (eu tenho artrite reumatóide e fibromialgia). Hoje sei que ao menos parte dessa doença tem a ver com minhas inseguranças, culpas, medos, inflexibilidade. Por mais que dor seja algo terrivel, nestes mais de 5 anos de tratamento acho que consegui melhorar por pessoa, tirar um pouco as culpas das minhas costas, aprendi a aceitar mais as pessoas como elas são, a me aceitar, a ser humilde. às vezes que precisei de ajuda até para me levantar da cama (e foram muitas) me mostrou que a gente é um simples NADA. Que certos apegos nao tem menor valor quando você se vê impossibilitada de fazer as coisas mais simples da vida, como segurar uma xicara para tomar café ou erguer os braços para vestir uma blusa.
    Um grande beijo.

    ResponderExcluir
  10. Oi, Angela,acho que doença não é culpa, também tenho problema de artrite reumatóide e vivo cheia de dores, sempre trocando os tratamentos e empanturrada de remédios. Deixei as culpas de lado, faço o que posso e se alguém não quiser me ajudar, "tô nem aí!" Olhe toda esta juventude por ai e viva a vida, tentando esquecer as dores (o que não é fácil, mas também não é impossível!) Querida, contnue tentando a culpa Zero, você chega lá logo! Beijos
    Ivelise

    ResponderExcluir
  11. Angela, qta culpa!!! Se livra dela,rsrs.
    Tb fiz um post sobre Culpa Zero e a minha é Zero messsmo!
    Tb estou aqui prá agradecer sua participação no sorteio do meu blog, boa sorte!
    Estou te seguindo.
    Bjs♥

    ResponderExcluir
  12. Acho que o mais importante é identificar o que nos faz mal, trabalhar isso dentro da gente, tentar redirecionar esse sentimento que nos aflige prá algo bom e construtivo, é o que tento, é uma luta diária, mas tento... EStou numa fase de reavaliar muitas coisas e estou tentando carregar comigo apenas o que realmente vale à pena, e mesmo assim não é fácil. Beijocas ♥

    ResponderExcluir
  13. Deixa as culpas para trás, não leve junto...Adorei seu cantinho...Beijo

    ResponderExcluir
  14. Realmente é muita culpa pra uma mulher só!!
    Mas vou dizer que também não sou culpa zero..rs
    Aproveita bem esse seu espacinho aqui pra se livrar disso e fazer o que você tanto gosta!!
    Te amo demais!
    Roberta

    ResponderExcluir
  15. Angela,

    Me reconheci tanto no seu texto, rs. Mas acredito que sempre é tempo de tentarmos melhorar, nos permitirmos ser felizes. Estou nessa caminhada e essa blogagem me ajudou muito a exteriorizar aquilo que para mim era inconfessável, sinal que as mudanças e melhoras estãoa caminho.
    Grandes beijos e ótimo domingo!

    ResponderExcluir